O Renascimento do Marketing Multinível no Brasil e porque esta época será lembrada como o verdadeiro marco da nossa libertação profissional

3
4789

Talvez você esteja conhecendo agora este negócio e nem imagine o tamanho da oportunidade que tem nas mãos, porém aqueles que atuam neste mercado há algumas décadas, como eu, estão alucinados com as perspectivas que se desenham para os próximos anos.

Nunca houve uma época tão favorável para iniciar um plano B com Marketing Multinível.

Eu poderia começar esse artigo falando sobre o atual contexto econômico do País e a necessidade latente dos brasileiros construírem seus próprios negócios, mas a verdade é que a valorização do empreendedorismo é apenas um dos fatores que impulsionam o nosso mercado neste momento.

Conhecendo bem a história do Marketing Multinível no mundo, eu destaco pelo menos outras três razões para acreditarmos que esse é o período histórico mais promissor que já existiu.

Antes de falarmos especificamente sobre esses três pontos, quero convidar você a viajar comigo no tempo e no espaço, para a Itália do século XIV.

Assumindo o Controle dos Próprios Pensamentos
Esta será uma reflexão rápida, pois o objetivo aqui é apenas realçar algumas semelhanças entre um dos períodos históricos mais importantes da humanidade e a fase vivida atualmente pelo Marketing Multinível.

As citações abaixo foram extraídas de uma busca rápida feita pela Internet:

“O Renascimento foi um movimento cultural que marcou a fase de transição dos valores e das tradições medievais para um mundo totalmente novo.”
Infoescola.com

“A mentalidade renascentista rompeu com a visão de mundo onde a religião ocupava o centro de todas as questões. Para os humanistas, o centro de toda e qualquer pesquisa deveria ser o próprio ser humano e não a religião.”
Historialivre.com

“Os renascentistas rejeitavam os valores feudais a ponto de considerar o período medieval como a ‘Idade das Trevas’, e por isso a época obscura seria abolida por um ‘renascimento cultural’”.
Todamateria.com.br

Se você pesquisar mais, encontrará muita informação interessante, mas o aspecto que eu quero ressaltar aqui refere-se à evolução da mentalidade ocorrida neste período.

Ao invés de simplesmente seguirem os dogmas promovidos pela Igreja na Idade Média, os renascentistas passaram a ter mais opinião própria, o que proporcionou avanços importantes em todas as áreas do pensamento humano, especialmente nas artes, ciência e economia.

A essa altura, você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com Marketing Multinível, não é mesmo?

O Declínio Irreversível da Liderança Feudal
Apesar dos valores de liberdade e independência promovidos em qualquer apresentação de negócios, é fácil notar que esse discurso nem sempre é mantido pelos líderes, após o patrocínio.

Ainda hoje, alguns grupos são “protegidos” como verdadeiros feudos, como se os downlines estivessem ali apenas para servir aos interesses do “senhorio qualificado”, porém, a Internet se encarrega de espalhar a revolução do pensamento empreendedor.

Por maior que seja o esforço para manter seguidores cegos e aprisionados em Sistemas totalitaristas, está cada vez mais difícil impedir que “hereges” surjam em seus meios, trazendo novas ideias, livros, cursos e ferramentas proibidas, que ameaçam o controle ortodoxo.

Curioso notar que os inquisidores da nova economia também se esforçam em “queimar” outras fontes do pensamento, que ameaçam seu poder ideológico e, principalmente, não lhes pagam “impostos”.

A Quem Interessa A Ignorância?
É impressionante observar de fora esses movimentos de mercado e a mudança de comportamento dos líderes, quando perdem a confiança em seus próprios domínios.

O mesmo líder que promovia a abertura do pensamento e a liberdade como bandeira nos dias de glória (e ainda nas apresentações de negócio), transforma-se em um ditador tirano, quando percebe que o seu discurso já não é tão atrativo para quem o sustenta.

O medo de ser substituído por uma liderança mais preparada se revela nas instruções que induzem ao isolamento, promovendo a pobreza intelectual através de chantagens, mentiras e difamações: “Não acesse este site”, ‘Não leia este livro”, “Não vá àquele evento”, “Essa pessoa não tem propriedade para falar”, “Se você fizer isso, não conte mais comigo”, “Eles só querem o seu dinheiro”, “Você não tem vergonha do que está fazendo?”, “Não olhe para o lado”, “Não pense”, “Apenas trabalhe mais”.

Esse tipo de preocupação até poderia fazer algum sentido, se direcionado aos iniciantes que ainda não têm qualquer discernimento sobre o negócio e precisam aproveitar o impulso dos primeiros dias para se posicionarem, mas quando esse tom ameaçador se destina à liderança intermediária, experiente e cansada, é porque a casa já caiu faz tempo.

O Fim das Relações Tortas de Autoridade e Poder
A grande promessa do Marketing Multinível é a liberdade financeira, mas isto só é possível quando os downlines se tornam líderes de verdade, assumindo o controle de seus negócios e, principalmente, o comando de suas organizações. Portanto, o processo de empoderamento, pela ampliação da visão e a consequente transferência de poder, deveria ser prioridade para quem acredita neste modelo.

Quando um líder faz questão de se tornar a tampa intelectual da sua rede, rebaixando o senso crítico à categoria de supérfluo, é sinal de que o seu ego fala mais alto que a verdade. No íntimo, ele sabe que vive uma fantasia e perderá o posto quando for descoberto.

Isso funcionava até pouco tempo, mas a libertação profissional do empreendedor de Marketing Multinível já é uma realidade.

Por mais que os “líderes de pin” se esforcem para manter o status alcançado, estão sendo rapidamente substituídos por uma nova geração de networkers dinâmicos e interconectados.

Os Três Pilares do Nosso Novo Momento
Após essa profunda reflexão sobre informação, liderança e poder, o que está acontecendo com o nosso mercado? Quais são as três razões que, juntamente com o momento econômico e o empreendedorismo, tornam esse período tão promissor para o Marketing Multinível?

1. Credibilidade
A grave crise institucional de 2013 foi superada e o saldo foi muito positivo para o setor. Aquela confusão criada pelas pirâmides e outros esquemas fraudulentos obrigou as empresas a modernizarem seus modelos e tornarem-se mais transparentes, ao mesmo tempo em que a mídia, os órgãos do governo e a opinião pública aprenderam a avaliar melhor a sustentabilidade dos negócios.

É claro que ainda existem picaretagens e preconceitos para superarmos, mas é notável a diferença de maturidade do mercado, especialmente com o sucesso alcançado por uma dezena de grandes empresas, nos últimos dois anos.

2. Conhecimento
Após a “Idade das Trevas”, em que as empresas fraudulentas promoviam a ignorância e falta de escrúpulos como argumentos dominantes, os verdadeiros profissionais de Marketing Multinível já se posicionam como “donos do próprio negócio”, buscando o conhecimento racional como inspiração.

Assim como ocorreu na Europa, no período do Renascimento, hoje há um resgate da “antiguidade clássica” do Multinível, com a valorização da filosofia de Jim Rohn, Zig Ziglar e Napoleon Hill, entre outros que moldaram a mentalidade dos primeiros líderes brasileiros.

O lançamento do novo Portal Marketing de Rede e o evento Pablo Paucar Summit 2017 são exemplos de iniciativas que promovem o pensamento empreendedor, de forma neutra e positiva, associando a sabedoria dos pioneiros da indústria e o frescor da nova geração digital.

3. Escala
Em novembro de 2014, o Brasil sediou o Congresso Mundial de Vendas Diretas da WFDSA, reunindo os maiores nomes do setor no Rio de Janeiro. Sob o tema central “Vendas Diretas: a Rede Social Original“, o evento promoveu a discussão sobre negócios na era digital, convergência de mídias sociais, potencial do segmento mobile, engajamento e mobilização social, deixando claro que uma verdadeira revolução estava acontecendo no mundo.

Dito e feito, podemos afirmar que absolutamente tudo mudou. As empresas e profissionais que obtiveram maior destaque nos últimos dois anos foram os que se anteciparam e aproveitaram melhor as ferramentas digitais para impulsionarem seus negócios.

Nunca os profissionais de Marketing Multinível puderam atuar com tamanho alcance e escala, ampliando seu poder de influência sem limites.

Ladeira Acima
Há exatos 21 anos, quando lancei a edição inaugural do Jornal Estágio 10, com a intenção de promover a “Imagem do Marketing de Rede no Brasil”, de forma neutra e positiva, não podia imaginar o caminho que nos traria até aqui, mas parece que enxerguei exatamente este quadro.

A pintura digital que ilustra esse artigo foi feita sobre um registro do evento que também realizamos no século passado, reunindo líderes de todas as empresas de Marketing Multinível da época, em um ambiente neutro e positivo. Foi uma noite memorável, que marcou o lançamento do meu primeiro livro, promovendo o pensamento livre e os bons valores da “antiguidade clássica” em nossa profissão.

Duas décadas se passaram e nós estamos exatamente no mesmo ponto, mais maduros e preparados para, enfim, revolucionar.

Com a união dos melhores profissionais da indústria, a filosofia correta e as ferramentas de comunicação mais poderosas da história, não haverá limites para o que realizaremos juntos!

COMPARTILHE
Sergio Buaiz
Treinador de Liderança em Marketing de Rede, é Presidente da Chance Network e Editor do Portal Vendas Diretas. Publicitário formado pela UFRJ, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP, atuou como Líder, Consultor e Executivo em mais de 50 empresas, nas últimas duas décadas. Tem cinco livros publicados.

3 COMENTÁRIOS

  1. Brilhante texto Sérgio Buaiz! Que essa indústria floreça cada vez mais pautada na ética e na seriedade de pessoas como você! Muito obrigado por todos os ensinamentos e por defender com tanta paixão as raízes do marketing de rede e o seu crescimento. Viva o clássico e as boas práticas!

    Igor Sebba CEO

  2. Olá Sergio nos encontramos no SUMMIT 2017, você autografou seu livro para mim. O Código Diamante.
    Gostei do Escrito acima que descreve os Três Pilares. Sobre estilo de liderança. E quando aplicamos em nós mesmo um processo contínuo de formação e desenvolvimento humano e profissional. Vamos entendendo este Grande Conjunto de Pequenos Detalhes que é O MMN. E para isso Conhecimento em todos as áreas é importantane. e assim cada um vai se transformando e gerando a Revolução.
    EDUCAÇÃO, PROCESSO CONTÍNUO, VERDADEIRA REVOLUÇÃO QUE A HUMANIDADE PRECISA. EM PAZ, INTENSA E ABUNDANTE. VAI GERANDO NO INTERIOR DE CADA PESSOA QUE SE ABRIR PARA O PROCESSO, ALEGRIA ,FELICIDADE. ENERGIA E VIDA PLENA E ABUNDANTE. AGRADEÇO A SUA ABERTURA EM SE EXPOR, E TAMBÉM POR EU PODER EXPOR ALGO DO MEU MODO DE ENTENDER E PENSAR.
    VAMOS NOS LAPIDAR PARA SERMOS UM DIAMANTE DE MIL FACETAS E IRRADIAR A LUZ QUE ATRAI E ILUMINA O CAMINHO. COM RESPEITO UM BEIJO DE INCENTIVO DE PAZ E BEM . LOURYMAR GANZERLI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui