Automotivação e disciplina

0
1086

Muitas pessoas acreditam que ser disciplinado significa estar aprisionado a regras e padrões, e que este fato lhes tira a liberdade. Será verdade? Essa crença vem da infância, quando os pais educavam seus filhos, muitas vezes de forma punitiva, era dito que eles estavam “disciplinando-os”. É preciso mudar essa crença urgentemente.

Num mundo competitivo, como vivemos atualmente, ser disciplinado é questão de sobrevivência. Poderia estar escrito em nossa bandeira: “disciplina e progresso”, o que acha? Infelizmente esta palavra está associada à punição ou a dor de ter que se esforçar.

Vamos refletir a respeito disso: O lugar onde você está hoje em sua vida, seu rendimento, seus relacionamentos, a casa onde mora, o carro que dirige, tudo isso é reflexo de decisões do passado. Tomamos decisões a todo instante em nossas vidas. Esse conjunto de decisões é responsável pelo nosso sucesso ou não. A disciplina serve para direcionar essas decisões, para que elas não fiquem ao acaso. Tudo o que vale a pena ser conquistado exige disciplina!

O Japão é um país que teria todas as desculpas do mundo para ser, ainda hoje, uma nação derrotada. Em apenas 50 anos eles tornaram-se uma das grandes potências mundiais devido a sua filosofia chamada KAIZEN: “Ser melhor hoje do que ontem e melhor amanhã do que hoje – Melhoria constante e incessante”.

Para isso é necessário disciplina? Pode apostar que sim!

O Exército Brasileiro é uma das instituições mais respeitadas em nosso país. Pensamos em confiança, lealdade, honestidade e integridade quando falamos das forças armadas. Para conquistar essa posição é necessário disciplina.

É importante trazer isso para sua realidade de vida e conscientizar-se que a disciplina é um conceito libertador. A disciplina para conversar com você mesmo de uma forma positiva diariamente, para ler, para se associar a pessoas bem-sucedidas, para cuidar da sua saúde praticando uma atividade física, para planejar suas metas e objetivos é realmente o caminho mais curto para o sucesso.

Analise as seguintes metáforas:

Um trem fora dos trilhos é livre! Mas não consegue ir a lugar nenhum, mas um trem sobre o trilho, ou seja, um trem “disciplinado” consegue se locomover pelo mundo. A disciplina do trem é o trilho!

Um navio sem bússola deve navegar sempre próximo à costa, ou seja, “preso” à costa. Com bússola ele navega para qualquer lugar dos sete mares!

Um automóvel com volante vai para qualquer lugar, no entanto ele precisa “dessa disciplina” para ser livre. Por isso mesmo o volante é popularmente conhecido como “direção”.

Convido você a fazer uma experiência por apenas 5 dias:

Toda noite escreva as atividades para o dia seguinte. Isso vai exigir esforço e disciplina, porém, a sensação de riscar cada atividade realizada é muito poderosa e fortalecedora. Experimente e avalie por si só os benefícios que irá obter em termos de produtividade e motivação pessoal.

Você não tem nada a perder e muito a ganhar.

Está na hora de utilizar uma “bússola” em sua vida. Tenho certeza que o resultado de uma experiência simples como essa fará com que você invista mais em se tornar uma pessoa disciplinada e consequentemente alguém em direção à realização dos próprios sonhos.

COMPARTILHE
Rodrigo Cardoso
Treinador e Escritor, especialista em Atitude e Comportamento Organizacional. Engenheiro pela USP,pós-graduado em Psicologia pela FACIS IBHE-SP, possui certificações como Master Practitioner, Leader Coach, Mentoring e Holomentoring®. Escreveu livros e ministra palestras há quase duas décadas, em empresas por todo Brasil, Estados Unidos e Argentina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui